Como acompanhar a rotina escolar dos filhos?

Quando se trata de criar um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e acolhedor, o diálogo aberto entre a escola e as famílias desempenha um papel fundamental. Para muitas pais, receber insights sobre o dia escolar de seus filhos é mais do que apenas uma curiosidade; é uma maneira de se sentirem conectados e envolvidos na educação.

Muitas vezes, os pais expressam o desejo genuíno de saber mais sobre o que acontece durante o dia na escola, mas são desafiados pela falta de informações compartilhadas por seus filhos.

Estabelecer o diálogo com a criança, perguntar sobre como foi o seu dia, o que aprendeu, como foi o relacionamento com os colegas e outras questões do cotidiano escolar permite aos pais terem uma melhor avaliação sobre o ambiente escolar e a experiência do seu filho nesse ambiente.

Algumas perguntas podem estimular a conversa, como: Qual foi a melhor coisa que aconteceu na escola hoje?; O que você fez de criativo?; Você conheceu alguém novo na escola hoje?; Com quem você brincou? Qual foi a sua melhor descoberta? Você sentiu algo especial hoje?

Para  crianças maiores, pode-se provocar o diálogo com as seguintes perguntas: Avalie seu dia em uma escala de 1-10. Conte-nos os dois principais acontecimentos do dia de hoje na escola. O que você está lendo? Qual foi a regra mais difícil de seguir hoje?  Se você pudesse mudar alguma coisa sobre o seu dia, qual seria?

Lembre-se de fazer algumas perguntas por dia para que essa dinâmica se torne cada vez mais prazerosa e divertida. Esse tipo de diálogo regular ajuda a fortalecer o vínculo entre pais e filhos e permite que os pais acompanhem de perto a vida escolar de seus filhos, oferecendo suporte e orientação quando necessário.

Para as famílias das crianças que ainda não se expressam verbalmente, existem as reuniões com a escola, os portfólios e relatórios enviados periodicamente, a Agenda Edu, as publicações nas redes sociais, e também outra pista valiosa: as brincadeiras do dia a dia.

Observar as brincadeiras e atividades que as crianças realizam em casa pode fornecer insights preciosos sobre o que estão aprendendo na escola.

Refinar o olhar para identificar as novidades e habilidades adquiridas no espaço escolar, como empilhar blocos de maneiras diferentes ou imitar gestos específicos, pode indicar que eles estão explorando e internalizando conceitos aprendidos na escola.

Fortalecer a parceria entre a escola e a família envolve não apenas receber informações e atualizações formais, mas também desenvolver um entendimento mais profundo e contextualizado das experiências educacionais das crianças. Ao adotar uma abordagem holística para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de seus filhos, os pais podem desempenhar um papel ativo e significativo em toda trajetória escolar.