Há 10 anos, as educadoras Danielle Santos e Karla Righetto se uniram para a construção de uma escola diferenciada, onde as crianças são o centro do processo pedagógico, com currículo atual, consistente e respeitoso com as fases do desenvolvimento infantil.

Em 2014, abriu as portas, no bairro de Santa Rosa, a Escola Infanzia, em um prédio especialmente pensado e planejado para as crianças, um espaço que convida ao pensar, investigar e conviver. Anos depois, o espaço foi ampliado para receber os alunos do Ensino Fundamental.

O nome Infanzia – infância, em italiano – traz fortemente a proposta de valorização da criança e do reconhecimento de sua cidadania desde o nascimento. Em nossa escola, a criança não é vista como um projeto do futuro, mas como um cidadão, sujeito potente, de direitos e deveres, capaz de pensar, criar, argumentar e se expressar.

DIREÇÃO

Mãe da Giulia e do Felipe, Danielle é formada em Odontologia, pós-graduada em Reabilitação Oral pela PUC-RJ, mas deixou o consultório quando se tornou mãe e apaixonou-se por educação. Estudou administração, conheceu abordagens pedagógicas de ponta em Reggio Emilia, Buenos Aires e São Paulo, e tornou-se sócia-fundadora da Escola Infanzia. Danielle adora pegar criança no colo e não é raro vê-la circulando pela escola, interagindo com os pequenos.

Mãe da Roberta, Karla fez Pedagogia e Mestrado em Educação na UFF e Doutorado em Educação na UFRJ. Tem artigos e capítulos de livros publicados, referentes à discussão da infância. Sócia-fundadora da Escola Infanzia, Karla visitou escolas da Itália e da América Latina (Peru, Argentina, Colômbia) para pensar e trazer uma filosofia conectada com outros países e culturas. Leitora ávida e atleta do ciclismo, é conhecida pelo sorriso largo.