Na Escola Infanzia, acreditamos que as crianças devem conviver respeitosamente, em um espaço pensado e planejado para elas e que as convide para a aprendizagem.

Que a escola é lugar de explorar movimentos, sons, formas, texturas, cores, palavras, relacionamentos, emoções e histórias.

Que a infância é tempo de ampliar os saberes referentes às artes, a escrita, a ciência e a tecnologia. Que crianças têm garantido o expressar, como sujeitos que dialogam, pensam e criam.

Nessa fase, o cuidado é essencial e o acolhimento e a criação de vínculos são objetivos importantes. O espaço é planejado, intencionalmente, para que os bebês e crianças vivam, brinquem e aprendam.

Com o tempo, o cuidado visando às necessidades básicas da criança dá lugar à promoção do desenvolvimento da independência e autonomia. O aspecto central passa a ser o trabalho pedagógico.

Damos ênfase nesta etapa a: interação com os pares e com adultos para constituir seu modo próprio de agir, sentir e pensar; desenvolvimento das competências linguísticas, gestos e expressão oralizada; diferentes formas de se expressar – dança, música, contação de histórias, artes; percepção do corpo do outro e do seu próprio corpo, avançando em suas habilidades e competências motoras; e educação alimentar, seja numa experiência de observação de alimentos, degustação ou nas refeições, desenvolvendo bons hábitos alimentares.

O trabalho pedagógico nessa fase assegura condições para que as crianças atuem como co-autoras e co-participantes do seu processo de aprendizagem, tendo o educador como mediador dos seus percursos.

Nesta etapa da escolarização, damos ênfase a: interação com os pares e com adultos para constituir um modo próprio de agir, sentir, pensar e se colocar; exploração e vivências relacionadas a um amplo repertório de movimentos para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço; convivência com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais; contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propiciando a familiaridade com livros e com diferentes gêneros literários.

A Educação Infantil na Infanzia promove oportunidades nas quais as crianças realizam observações, manipulam objetos, investigam e exploram seu entorno, levantam hipóteses e consultam fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.

Do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, preservamos o olhar individualizado sobre o processo de aprendizagem do aluno.

Nossa proposta considera a contemporaneidade, com assuntos atuais e da realidade da criança, trazendo investigações, produções, pesquisas, leituras literárias e produção de textos.

Oferecemos um ensino forte onde as crianças são incentivadas a buscarem a excelência acadêmica, e realizamos o acompanhamento contínuo e sistemático dos processos de avaliação.

A convivência, em atividades determinadas, com crianças de outras turmas e de diferentes idades, é uma marca do nosso Fundamental, fortalecendo valores como cooperação, respeito e empatia.

Nossos alunos saem da Infanzia no 5° ano preparados para o ingresso em qualquer escola de referência, com a formação acadêmica sólida e a facilidade em se relacionar com qualquer grupo.

Durante todo primeiro semestre, nossas crianças são convidadas a manifestar através da arte o seu processo de aquisição de conhecimento e criação.

Anualmente, as produções compõem uma grande exposição aberta às famílias.

Em 2022, nossos artistas tiveram o privilégio de exibir os seus trabalhos no Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói.

A exposição “Sejamos Raízes: Roots of Sensibility” teve como proposta convidar as crianças e os visitantes a refletir sobre as raízes que nos sustentam.

Utilizando elementos encontrados na natureza e inspirados em obras de artistas de vanguarda, as crianças revelaram o protagonismo infantil no pensar e captar o mundo.