Explorando o Universo das Linhas: O Projeto “A Linha como Linguagem” na Infanzia

A cada ano, embarcamos em uma jornada de descobertas e explorações, mergulhando na riqueza da natureza e da arte com os estudantes da Infanzia. Este ano, nossa atenção está direcionada para as linhas, esses traços que delineiam representações físicas e imaginárias e que permeiam todo o nosso mundo.

As linhas têm uma linguagem própria, e nosso objetivo é desvendá-la junto com as crianças. Estabelecendo conexões entre o ato de observar, criar, escrever e produzir, mergulharemos na compreensão de como as linhas moldam nossa percepção e interpretação do mundo ao nosso redor.

Nosso enfoque não se limita apenas à observação superficial, mas sim à apreciação das nuances visuais e da complexidade das linhas na experiência humana. Para isso, convidamos as crianças a aguçarem seus sentidos – visão, tato, olfato, paladar e audição – explorando os elementos da natureza e obras de arte como pontos de partida para expressões individuais e coletivas.

Valorizamos a singularidade da infância e reconhecemos que, por meio de movimentos artísticos, as crianças são capazes de revelar insights surpreendentes durante seus processos criativos. Nosso projeto não busca apenas resultados tangíveis, mas sim o enriquecimento pessoal e coletivo que surge da jornada artística.

Ao estimular a criatividade e promover um ambiente esteticamente rico, nosso projeto vai além do convencional, inspirando inquietações, curiosidade e resiliência diante de desafios. Buscamos ampliar não apenas o conhecimento acadêmico, mas também as habilidades sociais, emocionais e éticas dos nossos alunos.

Na tradução das linhas para a arte, encontramos inspiração na Land Art, um movimento que utiliza o ambiente natural como tela. Artistas como Kandinsky, Mondrian, Miró, Ernesto Neto e Chiharu Shiota, bem como tradições como o grafismo indígena e os bordados do Nordeste, são nossas referências, enriquecendo nosso repertório artístico.

Nossa jornada é uma costura de experiências e conhecimentos, destacando o poder transformador da educação que valoriza a aprendizagem através do jogo, da imaginação e da expressão criativa. Estamos comprometidos em proporcionar aos nossos alunos um espaço onde possam ser protagonistas de seu próprio aprendizado, dialogando, pensando e criando em harmonia.

O Projeto “A Linha como Linguagem” é mais do que um simples programa educacional – é uma celebração da beleza da expressão artística e da exploração dos espaços coletivos, tanto dentro quanto fora dos muros da escola. Estamos ansiosos para compartilhar essa jornada com nossos alunos, celebrando juntos as maravilhas das linhas em todas as suas formas e manifestações.

Por Fabiane Assis, Coordenadora da Educação Infantil, e Karla Righetto, Diretora Pedagógica na Escola Infanzia