Normas de convivência na escola: diretrizes para uma educação respeitosa

Educação respeitosa. Crianças felizes na escola.

Explorar as raízes das normas de convivência escolar e compreender suas evoluções ao longo do tempo é essencial para todos os pais que buscam uma educação de qualidade para seus filhos. O Regimento Escolar, como documento formal, desempenha um papel crucial na definição das relações na comunidade escolar, organizando o funcionamento da instituição e delineando as normas de convivência.

O Regimento Escolar não é apenas um conjunto de regras; é um reflexo da proposta pedagógica da escola, destacando o valor do aluno, suas potencialidades e a importância de perceber-se como um sujeito social com direitos e obrigações.

As normas de convivência não são imposições autoritárias, mas sim diretrizes construídas coletivamente, fundamentadas nos princípios da solidariedade, ética, pluralidade cultural, respeito às diferenças, autonomia e gestão democrática. Elas visam orientar as relações interpessoais, promovendo uma convivência participativa e responsável que, por sua vez, contribui para a construção de uma cidadania emancipatória.

É crucial que os pais e os novos alunos compreendam essas normas ao ingressarem na escola, pois ao matricularem seus filhos, estão automaticamente aderindo aos valores e princípios da instituição.

A relação estabelecida entre a escola e a comunidade acontece por meio do diálogo, ações cooperativas e participação ativa de todos os membros. O regimento não é apenas um conjunto de regras a serem seguidas, mas um instrumento que promove a resolução de conflitos e a construção de valores éticos e de cidadania.

Acreditamos que é papel de toda comunidade escolar mobilizar vivências e produções coletivas que proporcionem atitudes positivas, além de promoverem espaços de diálogo com exercício de escuta ativa e empática das crianças e dos profissionais, refletindo e transformando situações adversas e conflitivas em práticas educativas inclusivas e transformadoras.

Juliana Roshner, educadora

O escritor Augusto Cury afirma ainda: “Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro de seu próprio mundo.”

À medida que iniciamos este novo ano letivo, convidamos todas as famílias da Infanzia a nos conhecerem mais e melhor. Cada escola tem sua própria história e estamos ansiosos para compartilhar a nossa. Sejam todos bem-vindos!

Por Danielle Santos

Diretora Administrativo-Financeira da Escola Infanzia