Que escola queremos para os nossos filhos?

Nesta época do ano, muitas famílias nos procuram para conhecer a Infanzia. Famílias que pesquisam escolas pela primeira vez, famílias que desejam trocar de instituição, famílias que ainda estão em dúvidas se trocam ou não de escola. Em uma cidade em que as opções de escolas particulares que oferecem Educação Infantil e Fundamental 1 cresceram ao longo dos últimos anos, a escolha para as famílias se torna uma enorme dúvida.

O que faz uma escola ser diferente da outra? Sem jogadas de marketing e publicidade, pensamos que as famílias devem ter clareza do que querem quando procuram uma escola.

Qual a expectativa da família ao procurar uma instituição escolar? Que seja o mais próximo de casa? Que ofereça o melhor preço do bairro? Que atenda às demandas contemporâneas de dias e horários específicos, diferente de uma rotina escolar? Que ofereça mais de uma língua? Que afirme a religião escolhida pelos pais?  Que tenha espaço? Que tenha muitos alunos? Que tenha profissionais qualificados e invista na formação dos docentes? Que se preocupe com a alimentação das crianças e adolescentes? Que garanta a excelência acadêmica de seus estudantes?

Em um mundo em constante transformação, saber qual a razão de ser de uma instituição é fundamental. Para além do prédio, das instalações e do projeto político pedagógico de cada instituição, é essencial saber qual a visão da educação das lideranças e mantenedores de uma instituição. Missão, visão e valores norteiam as ações de uma escola.

Quando nos tornamos pais, assumimos o compromisso de criar um indivíduo que levará nossa herança para o mundo – não apenas a carga genética, mas também, e principalmente, nossos valores e cultura. Mas como saber se estamos acertando com nossos filhos?

Augusto Cury

A escolha da escola deve estar atrelada à reflexão de que filhos queremos criar para o mundo

Em uma realidade em que crianças e jovens passam cada vez mais tempo na escola, atrelar não somente a preocupação com aquisição de conteúdos, mas também a quais valores e projetos de futuro estão aprendendo no espaço coletivo é também ponto para a escolha da instituição.Ninguém constrói valores sem praticá-los. Só o discurso e o sermão não são suficientes. Além disso, a postura do adulto de referência tem que estar de acordo com o que se defende”, ressalta a educadora mineira Flávia Vivaldi.

Na Infanzia nossos valores são claros e fazem parte do nosso dia a dia – nas ações e projetos do cotidiano. Na interação bebês/crianças e adultos, as atitudes de ser responsável, pensar e agir de forma autônoma, colocar-se no lugar do outro e saber lidar com as próprias emoções fazem parte dos nossos pilares.

Os 4 pilares da Escola Infanzia

Excelência Acadêmica

Somos educadores exigentes e incentivamos nossos alunos a buscarem a excelência. Nosso ensino é contextualizado, permitindo à criança conectar o que estuda ao que vive. Em nossa escola, o aluno aprende a partir da ciência, da arte, da literatura e das vivências culturais.

Relacionamento e cuidado

Educamos com afeto. Construímos relações. Realizamos o acolhimento diário de crianças e famílias. Acompanhamos com admiração e honra o crescimento dos nossos alunos, do berçário ao Fundamental. Conhecemos seu filho pelo nome. Orientamos as famílias sobre as questões individuais e coletivas.

Educação socioemocional

Sabemos que não basta ter conhecimentos acadêmicos para obter êxito pessoal e profissional. Desenvolvemos a inteligência emocional e as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do hoje e do amanhã.

Cidadania global

Educamos na coletividade, na ética e no respeito. Formamos cidadãos responsáveis e conscientes, capazes de fazer a diferença em suas vidas e no mundo. Como vivemos em um ambiente globalizado, nossos alunos dominam a língua universal inglesa.

E você, já pensou na escola que deseja para o seu filho?