Educação para a sustentabilidade

Educar é trabalhar no coletivo e nada mais urgente do que formarmos sujeitos conscientes e responsáveis com o outro e com o planeta. Educar crianças para um mundo mais sustentável nos leva a pensar num percurso de ações diárias que contemplem o amor à natureza, de forma prática e não só através de palavras presentes num discurso distante e sem sentido.

Retirar os copos plásticos da escola, cuidar da horta, contemplar um jardim, desenhar partes das plantas, aguardar o entardecer, pesquisar sobre as mudanças climáticas, passear em áreas em que a natureza está presente, fazer uma composteira na escola. Adultos vinculados afetivamente ao assunto podem construir ações frequentes, através de cuidados rotineiros que levam as crianças a realizar pequenas ações, com grandes resultados.

As experiências estão relacionadas com vivências das quais as crianças participam de forma ativa e que as marcam, pois envolvem um processo de construção da valorização e da tomada de consciência da própria ação em relação ao ambiente onde todos convivem.

Visita à Lagoa de Piratininga, em Niterói

A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante e presente em projetos urbanos ao redor do mundo e da nossa cidade. Um exemplo disso é o projeto da lagoa de Piratininga, localizada em Niterói, visitada pelos nossos alunos do 3º ano do Fundamental.

Durante a visita, nossos estudantes puderam conhecer de perto as ações de revitalização e preservação ambiental que estão sendo realizadas na lagoa.  Eles aprenderam sobre os desafios enfrentados pelo ambiente, como a poluição da água e a degradação das margens, e como o projeto – que durará anos – busca reverter a situação.

Uma das principais ações apresentadas aos estudantes foi a construção de um sistema de tratamento de esgoto, que impede que resíduos poluentes sejam despejados diretamente na lagoa. Eles puderam ver as estações de tratamento e entender como funciona o processo de purificação da água.

Além disso, os estudantes também conheceram as ações de recuperação das margens da lagoa. Eles viram as áreas verdes que estão sendo implantadas e aprenderam sobre a importância da preservação da biodiversidade local.

Durante a visita, os estudantes participaram de uma conversa com a bióloga Andrea Maia. Eles foram incentivados a refletir sobre a importância da preservação ambiental e a adotar práticas sustentáveis em seu dia a dia. Ela nos relatou sobre o poder que a natureza tem de se regenerar. Mesmo em áreas que sofreram profundas alterações ou desmatamento podem conseguir, dependendo das condições, tornarem-se florestas novamente, só com a ajuda do tempo e de processos ecológicos naturais, sem a necessidade de intervenção humana – especialmente se essa área estiver perto de outros fragmentos florestais.

Ao final da visita à Lagoa, nossos estudantes puderam compreender como este projeto em Niterói é um exemplo de como é possível conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental. Eles perceberam que, através de ações sustentáveis, é possível garantir a preservação desse importante ecossistema, promovendo a qualidade de vida da população local e contribuindo para a sustentabilidade da região.

A visita à lagoa de Piratininga foi uma experiência enriquecedora para os estudantes da nossa escola, que puderam aprender na prática sobre a importância da sustentabilidade e como cada um pode contribuir para a preservação do meio ambiente.

O incentivo constante ao protagonismo da criança e uma educação para o consumo consciente e para o bem-estar são pilares da nossa Escola Infanzia.