Unidos ajudamos o planeta

 

 

 

 

 

 

 

Você já se perguntou alguma vez se o que você faz prejudica a saúde do nosso planeta?

Se a sua resposta for não, é bom que você comece a se preocupar com isso.

O que nós fazemos no dia a dia pode ou não prejudicar o meio ambiente. Mas como saber o que devemos ou não devemos fazer?

Primeiro, é importante termos consciência que se prejudicarmos o meio ambiente, isso voltará para nós de alguma forma, pois muitos recursos naturais que precisamos para viver e sobreviver podem se esgotar caso o ser humano não repense seus hábitos.

Também precisamos falar que os cuidados com o planeta não dependem só de nós. Dependem tanto dos governos como das grandes empresas e indústrias, ou seja, dependem da economia mundial.

Nesse sentido, existem organizações que se preocupam especialmente com o bem-estar do planeta, como o G20 que é uma reunião de países para pensar no desenvolvimento econômico e social.

A reunião está acontecendo no Brasil e atualmente tem como pautas principais a governança, o combate à fome, pobreza e desigualdades, o enfrentamento da crise climática e a promoção da sustentabilidade.

Porém, nós que não estamos no G20, nem em cargos de governo mundo a fora, podemos ajudar o meio ambiente com simples atos. Reduzindo o lixo, o consumo de energia elétrica, direcionando o lixo para locais adequados, como por exemplo pontos de coleta de eletrônicos, pontos de reciclagem e aterros sanitários. Guardando objetos que podem ser reutilizados e até reduzindo o consumo excessivo, como por exemplo deixando de trocar de celular se o seu ainda tem utilidade.

A partir da teoria dos 5 Rs (reciclar, reduzir, repensar, reutilizar e recusar), podemos praticar ações que ajudam o meio ambiente, do qual somos parte.

Porém, precisamos manifestar aos governantes que existem mudanças necessárias para o desenvolvimento dessas ideias, como por exemplo a disponibilização de mais lixeiras, incluindo as lixeiras de coleta seletiva (aquelas coloridas para plástico, papel, metal, vidro, orgânicos), a conscientização da população para a importância dessas ações e até a construção de mais parques ecológicos, como o Horto do Fonseca, um ótimo ambiente para estar em contato com a natureza.

Com base no que nos já discutimos, convidamos você a pensar conosco sobre problemas ambientais, como a poluição do ar, da água, do solo, o desmatamento, as queimadas, as emissões de gases poluentes, para criarmos um equilíbrio entre as necessidades da natureza e o desenvolvimento econômico.

Vamos juntos?

Abraços,

Lavínia, Arthur e Maria – Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Infanzia