Quando foi a última vez que você realmente parou para ouvir a sua criança?
Em meio à correria do dia a dia, é comum agirmos de forma automática, como robôs programados, deixando de lado momentos preciosos de conexão. Escutar uma criança vai além de simplesmente ouvir suas palavras; é uma prática que exige atenção, empatia e disposição para entrar em seu mundo, respeitando suas percepções e sentimentos.
Segundo Paulo Fochi, escutar é sair de si e entrar no território do outro, acolhendo-o sem impor nossos próprios pensamentos. Esse conceito é fundamental para a escuta ativa infantil, que se refere à capacidade dos pais de compreender e se relacionar com a forma única como a criança se comunica.
Ao estabelecer um relacionamento baseado no respeito e na compreensão, a escuta ativa promove um ambiente onde a criança se sente segura para expressar suas emoções e desenvolver-se plenamente.
Praticar a escuta ativa envolve mais do que apenas ouvir; é estar presente, olhar nos olhos da criança, responder às suas perguntas e manter uma postura flexível e empática.
Embora seja crucial dar espaço para que a criança se expresse, isso não significa ausência de limites. Pelo contrário, o diálogo e a comunicação são ferramentas essenciais para o desenvolvimento emocional e integral da criança, ajudando-a a se enxergar como sujeito ativo e protagonista de sua própria história.
Escutar é, como Paulo Fochi sugere, um exercício contra o narcisismo, uma forma de sair de si e estabelecer uma verdadeira relação com o outro.
Para Loris Malaguzzi, escutar é um verbo ativo, uma arte que envolve estar atento com todos os sentidos para reconhecer as diversas formas de expressão das crianças. A escuta ativa é, portanto, uma condição essencial para o cuidado e o desenvolvimento saudável, possibilitando uma compreensão mais profunda da subjetividade e das necessidades da criança.
Em resumo, a escuta ativa é um ato de acolhimento, uma arte que transforma a relação entre adultos e crianças, promovendo um ambiente onde a criança pode crescer, aprender e se desenvolver de forma plena e autêntica.
Danielle Pereira dos Santos
Sócia Fundadora e Diretora Administrativo Financeira da Escola Infanzia