O bem-estar do bebê: a chave para um desenvolvimento saudável e feliz

Cuidar de um bebê envolve muito mais do que apenas atender às suas necessidades de alimentação, higiene e sono. É uma atitude contínua de atenção, amor e responsabilidade, que molda o futuro emocional e cognitivo da criança. Descubra como essas interações são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos e o que você deve observar ao escolher uma escola para o seu filho.

Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro. – Leonardo Boff

Quando os pais brincam, dão carinho, fazem cócegas, abraçam, acalmam e seguram seus bebês no colo, eles estimulam o cérebro e constroem conexões que são a base da inteligência e do desenvolvimento humano. A neurociência nos mostra que essas interações iniciais são essenciais para o desenvolvimento do cérebro da criança e têm impactos duradouros na saúde física e emocional.

O afeto desempenha um papel crucial no desenvolvimento cerebral. A cada carícia, sorriso amoroso e abraço caloroso, conexões neurais se formam e se fortalecem, criando os alicerces para o bem-estar emocional e cognitivo da criança. Sue Gerhardt (2017) demonstra que bebês que recebem cuidados consistentes e amorosos têm níveis mais baixos de estresse e ansiedade ao longo da vida e desenvolvem uma maior capacidade de regular suas próprias emoções.

Além disso, o afeto é fundamental na formação dos vínculos sociais e na capacidade do bebê de entender e responder às emoções dos outros. Quando um bebê é segurado, sorri e olha nos olhos de seu cuidador, padrões neurais são ativados, promovendo empatia e compreensão emocional.

O bem-estar do bebê deve ser uma preocupação central para pais, educadores e profissionais de saúde. Desde o nascimento, o bem-estar físico, emocional e social do bebê é crucial para seu desenvolvimento saudável.

Ao escolher uma instituição de educação infantil, é fundamental considerar a integralidade do bem-estar do bebê. O cuidado não deve se restringir apenas às necessidades físicas, mas deve abranger todas as dimensões do desenvolvimento infantil. O bem-estar físico do bebê envolve garantir que suas necessidades básicas sejam atendidas, incluindo alimentação, sono e higiene adequadas. Um ambiente seguro e livre de perigos também é essencial para promover o bem-estar físico, permitindo que o bebê explore e se desenvolva sem riscos.

Desde a década de noventa, pesquisadores e professores vêm afirmando que o binômio cuidar e educar é definidor das ações pedagógicas com crianças pequenas. Ainda é predominante a visão do cuidado resumido apenas às atividades ligadas ao corpo, bem como da educação como a necessidade de ensinar algo, revelando a incapacidade de perceber o ser humano constituído de muitos aspectos que não podem ser descolados uns dos outros.

Quanto menores são as crianças, mais se destaca a dimensão do cuidado no dia a dia da escola. Atos muitas vezes pouco valorizados e automatizados não podem ser negligenciados, dada sua importância na relação com os pequenos. Cuidados com higiene, alimentação, sono, proteção, amparo e aconchego podem ser ricos espaços de trocas afetivas, inserção social e estimulação. Todas as formas de cuidado são essenciais, pois é por meio do outro, daquele que cuida, que a criança terá suas primeiras impressões sobre o mundo.

O bem-estar social do bebê também é importante, pois os bebês são seres sociais desde o nascimento. Brincadeiras interativas e oportunidades para interagir com outras pessoas ajudam os bebês a desenvolver habilidades sociais essenciais e a construir relacionamentos significativos.

O contato com outros bebês, crianças e adultos é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, empatia e cooperação.

O bem-estar do bebê também inclui seu desenvolvimento cognitivo. Estimular a curiosidade, a exploração e a aprendizagem desde os primeiros meses de vida é crucial para o desenvolvimento saudável do cérebro. Entender os marcos de desenvolvimento, permitir a exploração de diferentes materiais, estimular os diferentes sentidos, experimentar, brincar e investigar o mundo à sua volta, longe das telas e do superficial, são diferenciais da nossa escola, Infanzia.

A base para uma vida plena e feliz começa aqui.

Karla Righetto

Doutora em Educação e Diretora Pedagógica da Infanzia